domingo, 23 de fevereiro de 2014

''A Humanidade é voraz''


Bom ,hoje quebrei um pouco uma regra minha,a de não assistir uma adaptação ,antes de ler o livro,e o filme no caso foi : Jogos Vorazes
Confesso que achei muito bom ,muito bom mesmo! Não sei se é 100 % fiel ao livro ,mas se for ,adorarei ler.
Mas lhes digo,gostaria de discorrer um pouco sobre algumas análises feitas por mim sobre a trama,na verdade não sobre a história em si,mas algumas similaridades entre a ficção e a realidade que achei realmente interessantes.
Antes de começar ,creio que é óbvio que minha análise foi feita em cima do mote da comunicação,afinal é esta minha área de formação,talvez se fosse formado em alguma outra área do conhecimento minha visão e opiniões seriam diferentes.
A história se passa em um mundo fictício,que pelo que percebi é a Terra,mas talvez em um futuro pós guerra,e o mundo ,ou pelo menos o local onde tudo se passa ,é dividido em 12 distritos,cada um com uma função,e estes distritos são fechados e controlados por uma elite que reside em uma cidade ou estado,enfim algo central,e anualmente com o intuito mascarado de celebrar a Paz,promovem um evento chamado ‘’Jogos Vorazes’’ ,onde dois participantes,um homem e uma mulher de cada distrito são escolhidos ,no total 24 ,para lutarem até a morte em um ambiente controlado e monitorado ,ao final deve restar apenas um participante vivo.
Antes de partirem para o evento em si,os escolhidos participam de uma série de eventos de apresentação,para que sejam conhecidos pelo público e possam conquistar ‘’patrocinadores’’ ,estes que podem ajudar durante os jogos ,com intromissões ,enviando provisões aos participantes.
(Não se esqueçam que não li o livro,então as opiniões acima,foram tiradas apenas do filme)
Bom o que queria destacar em tudo isso, não é o envolvimento das personagens, a história individual de cada, ou como foi organizada a trama para envolver os telespectadores, o que quero destacar é:  É uma história de ficção,mas quão longe da realidade está?
Não é segredo que os instintos animais dos seres humanos foram suprimidos através dos tempos com a criação do entretenimento, e a necessidade de lutar e conquistar, foi passada a representantes, dos quais a população toma partido, seja em espetáculos esportivos, na política entre outros.
Um exemplo bom disso ,eram os eventos promovidos pelos Imperadores Romanos em grandes arenas,onde pessoas (Gladiadores,como eram chamados) eram colocados para se digladiar em público com outros ,e com animais ferozes ,até a morte para o prazer e diversão da população.
Hoje em dia isto também acontece, mas de forma mais leve, mas com o mesmo intuito.
O advento das mídias e tecnologia tornou isto popular e adaptou nas mais diversificadas formas.
O ser humano sacia estes desejos primitivos hoje em dia através de novelas, onde espelham suas vidas, em eventos esportivos, torcendo pelas equipes e vestindo seus brasões, nas decisões democráticas para escolha de governantes, apoiando partidos políticos, em reality shows, acreditando piamente que aquilo é o dia-a-dia revelado e vigiado e não podemos nos esquecer da mídia sensacionalista, que faz questão de explorar as mazelas humanas, transformando tudo em um espetáculo de politicagem, e fazendo os telespectadores acreditarem que vendo aquilo estão sendo solidários de alguma forma, mesmo não fazendo absolutamente nada além de observar.
Agora fazendo o link disso com o filme, o quão diferente somos das pessoas que organizam os ‘’Jogos Vorazes’’ na história ,ou das pessoas que assistem e torcem pelos competidores sem se importar com as conseqüências, apenas com o ‘’espetáculo em si’’ ?
Eu acho que não somos diferentes em nada, e a tendência é que a similaridade seja cada vez maior, e talvez não demore muito para que a humanidade coloque pessoas se matando para a diversão do povo,e isso é deprimente!

Enfim...

Nenhum comentário: