Os mitos trazem reflexões diversas a quem quer que os escute,
e neste caso esta é uma simples reflexão minha sobre o mito grego de Orfeu, que
diz resumidamente isto:
‘’Conta-se que Orfeu era um tocador de lira com um talento
espetacular para a musica, e esta conseguia atingir a todos que a escutavam e
que tocava seus corações com alegria.
Ele era casado, e amava sua mulher, porém por uma infelicidade,
ela foi levada pela morte, e Orfeu se tornou um homem triste, passou a
transmitir lamuria em sua musica, e por tempos procurou o reino de Hades para
tentar reaver sua esposa. Isto ele conseguiu, chegou a frente do deus do
submundo e tocou uma canção tão tocante que o próprio Hades se comoveu, e no
auge de sua comoção permitiu o tocador de lira levar sua amada novamente ao
mundo dos vivos, com uma única condição, a de que em todo caminho de volta ele iria
na frente e sua esposa logo atrás, porém este não poderia olhar para trás até o
final do caminho de volta.
Assim ele foi, mas quase no fim, Orfeu sentiu vontade olhar
para trás e verificar se não fora enganado por Hades, cometeu assim o pior erro
de sua vida. Ela estava lá, porém no momento que olhou para traz ele perdeu a
oportunidade de estar com ela, pois o trato foi quebrado e sua esposa voltou para
o mundo dos mortos. ’’
Obs: Não relato aqui a história detalhada ,pois o ponto que me interessa é seu fim.
Enfim a reflexão que quero tirar disto é que em vários momentos
de nossa vida, somos tentados a olhar para trás, relembrar do que se passou, e
de fato é inevitável!
Mas não é prudente deixar que isso aconteça antes do fim
(por ‘’fim’’ aqui quero indicar meta), isso pode nos custar todo o trabalho e esforço,
pois ao olhar para trás com desconfiança ou insegurança estaremos nos julgando
incapazes de alcançar nossos objetivos e acabaremos por nos sabotar, para termos
de começar tudo novamente e em vão tentar corrigir erros do passado, porém
não nos é permitido voltar ,e o que passou, simplesmente passou.
Para que a jornada não seja vã, vá em frente sempre, e só
olhe para trás no fim, pois daí vai poder vislumbrar o quanto lutou por seus objetivos sem a ameaça de não alcança-los.
Enfim...
