domingo, 26 de junho de 2011

''Aurora particular''

Reflexos de mim, palavras exteriorizadas do ''meu agora'', talvez infantis ,quem sabe desconexas...Quem se importa!?



Depois de tanto tempo
encerrado em amores inconclusivos,
sentimentos destrutivos.
Olhei-me no espelho e resolvi me amar.
E quando enfim amar tudo o que houver pra amar em mim,
talvez ame alguém,’’alguéns’’  ou ninguém,
não sei!
Tudo quero ,de tudo um pouco,
talvez de novo,
talvez pela primeira vez .
Vontade de escrever,falar,gritar ,
simples  fome de vida!
Lá vou  eu então,
devorar o mundo
e gastar a vida que ainda tenho!
Usar o passado como degrau,
abrir o presente
e ser o futuro que espero!
Correr ,cair e levantar.
Simplesmente viver! 

''Paulo Roberto dos Santos''

''Algumas linhas sóbrias...''





Como já disse e escrevi ,parece que temos um bloqueio para criar ou escrever quando tudo esta bem,algo do tipo ‘’Sóbrios alegres são chatos,e bêbados depressivos líricos’’ ,porém hoje vou tentar quebrar este tabu mental que acabou se condicionando na minha mente.
Pois então...
Certo dia ,há alguns meses voltando da faculdade ,estava eu no ônibus praticamente afogado em dilemas e problemas (financeiros,familiares,sentimentais) ,e no caminho acabei passando perto de uma inauguração de loja,ou algo do tipo,mas o que me chamou atenção  não foi isso ,e sim um palhaço,sim um palhaço.Ele estava em cima de pernas de pau ,olhou para mim e acenou,com um olhar tão inocente e alegre,como a tempos não via,que me contagiou por segundos ,mas fez com que esquecesse  por este breve período meus problemas,assim como uma criança esquece de tudo quando vê seu pai chegar com doces.
Pensei muito neste fato,e cheguei a conclusão de quão egoístas somos ,quando tratamos  de problemas pessoais,quaisquer que sejam,nos fechamos e  contaminamos todos ao redor com esta ‘’nuvem negra’’ que nos cerca.Mas e aquele palhaço (e todos os outros)?
Eles não tem problemas?
 Debaixo de suas maquiagens não há pais de família batalhadores,seres humanos como nós,que tentam viver com os mesmos dilemas (sejam quais forem)?
A resposta é sim!
Mas ao contrario de nós (ao meu ver,talvez seja só um devaneio),se empenham em vestir o personagem e cumprir a função de alegrar e espalhar esta filosofia a todos,esquecendo assim do resto (mesmo que seja por breves horas),sempre com sorrisos puros e olhares alegres,tão contagiantes que não há quem não se alegre.Não sei se os admiro,ou tenho inveja.
Devemos todos ter um ponto de fuga,para não se afogar em coisas vãs e extremamente degradantes,como problemas e dificuldades,que consomem toda nossa energia e alegria.Esta fuga pode ser  um personagem (Tal os palhaços),um  hobbie ,ou o famoso botãozinho do ‘’Foda-se’’ que muitos adotam ,etc.
Hoje em dia,não importa,se nos foi dada a capacidade de desligar nossa mente de certas coisas,aproveitemos então e vamos dar férias aos problemas (que na maioria das vezes são resolvíveis,pode acreditar).







‘’Coloque seu nariz vermelho,faça do mundo seu circo e simplesmente aguarde os aplausos,que eles virão!’’

segunda-feira, 20 de junho de 2011

''Futuro?!''


Constantemente vemos alguem falando,ou até mesmo nós falamos coisas do tipo :
''No futuro quero que...
Ainda vou conseguir...
Um dia...''
Mas pense,o tempo que perdemos pensando ou simplesmente esperando este tal ''futuro'',é o mesmo tempo que poderíamos estar gastando garantindo que estes objetivos se tornem reais.
Einstein uma vez disse algo mais ou menos assim: '' Não penso no futuro,pois ele chega muito rápido'' .E é real,não estou dizendo para abandonarmos os objetivos e apenas viver,e sim,para mantermos nossas metas,e trabalhar no agora para que elas possam ser reais um dia,sem se perder em expectativas que podem nos sabotar,apenas levando em consideração as experiências adquiridas.O por vir  não nos pertence ,mas ele vem...
Aproveite o ''agora''' como um presente único,afinal é este o nome dele ''PRESENTE'' (Coincidência?)
Experimente andar apenas olhando para frente,que aposto ,uma hora você tropeçará ,mas se estivesse olhando por onde anda, saberia do que desviar,e enfim chegaria ao destino ileso.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Pular ou não???

Voltando a me rebuscar na mitologia,tomo como exemplo Safo,famosa poetisa grega que por um amor sofreu anos e anos.Diz-se que certo dia,cansada de todo este sofrimento subiu em um penhasco e de lá jogou-se com a seguinte expectativa,ou morria de uma  vez ou os deuses fariam com que seu amor fosse curado de uma vez por todas.
Pensemos então nesta história com um olhar ‘’filosófico’’ ,digamos que o ‘’além do penhasco’’ seja o mundo além a ‘’alienação do amor’’,e a decisão de pular abre duas possibilidades:
Se jogar e literalmente quebrar a cara,afinal este mundo ‘’livre’’ não é pra você (que provavelmente só consegue viver se em simbiose com alguém,ou coisa  dependente do tipo), ou ,aprender a viver bem em função de si mesmo e conseguir viver sozinho e/ou acompanhado tendo certo que dois nunca serão um, serão sempre dois mas em harmonia (se conquistada).
Experimente, pule ,os resultados variam,diferentemente de Safo que dependia de seus deuses.
Enfim...

quarta-feira, 8 de junho de 2011

''O grão''

O grão,
pequeno Grão de areia,
vivia sempre a mercê do vento ,do tempo,
nunca soube  seu lugar,
uma hora aqui,outra ...(não sei)
Lamentava sempre da sua vida efêmera,
lamentava seus relacionamentos curtos,
sempre que se envolvia,tinha amizades ou algo do tipo,
soprava o vento,e la ia o pobre pra outro lugar.
Parou um dia no fundo do mar,
depressivo,sentindo-se incapaz de se firmar,
entrou numa ostra,e lá ficou.
Remoeu antigos amores,pensou nas dores,e desistiu...
Cada vez mais se fechando,e sem perceber
criou barreiras,se privou do mundo.
Seu claustro  transformou-se em uma perola,
se arrependeu,mas não mais tinha volta,
de seu exílio nunca mais poderia sair.
Pensou quão idiota fora por não perceber
que as coisas são perfeitas enquanto duram,
não importando se muito ou pouco,
que o vento sempre nos leva ,mas um dia pode nos trazer de volta...
Agora o pobre grão ,em sua alva prisão ,desfila solitário no pescoço da moça,
que um dia  de seu colar vai cansar ,e enfim guardá-lo no porta jóias.



terça-feira, 7 de junho de 2011

''O homem que via e o menino sem olhos''

Certa vez,existia um homem,que não era rico nem famoso,mas era feliz.Dizia que sua alegria era ver alegria nos outros.
Um dia ia andando,e deparou-se com um pequeno menino sem olhos,olhou para ele e perguntou:
-Oi tudo bem?
O menino procurando de onde vinha a voz respondeu:
-Tudo! Por que?
-Por nada -respondeu o homem -Passar bem!
No outro dia,tornou encontrar o menino,e decidido,puxou assunto novamente,perguntou-lhe,se era feliz,se já nascera assim ou já havia enxergado alguma vez?
O menino respondeu-lhe sinceramente:
-Feliz?Sou sim!
-Enxergar?Não faço a mínima idéia do que seja!
Intrigado com a resposta,o homem pensou no quão egoísta era (pelo menos para ele mesmo),por poder ver tudo,e o pobre garoto nada!
Resolveu dar-lhe os olhos,afinal,desta vida já viu muito e tem como se recordar.
O garoto agradeceu a gentileza ,e sem pensar caiu na estrada,agora com olhos via um futuro!
Anos se passaram,e o homem feliz,se tornou o velho feliz,mas sem olhos,e o menino sem olhos,tornou-se o rapaz que via.
O rapaz certa vez,ia andando,quando de repente ,
Sentiu-se puxado  e escutou uma voz rouca:
-Olá,será que pode me ajudar?
Quando olha ,vê um velho sem olhos.Sem perceber que o pobre senhor era o mesmo que lhe presenteou com os olhos pergunta:
-O que quer?
-Apenas ajuda para atravessar a ponte -responde o velho.
O rapaz ríspido,negou-se a ajudar,saiu andando e disse:
-Se vira,estou atrasado,se é cego o problema não é meu!
O velho com um sorriso,também sem imaginar que aquele era o mesmo menino a quem ele deu os olhos ,acenou-lhe ,e disse:
-Não irei atrapalhá-lo,peço a outro,passar bem!
Até hoje não sabem que se encontraram,e que no passado os papéis se invertiam.


Altruísmo ? É dar sem querer reconhecimento,é a satisfação pelo ato e nada mais.
Vivemos sacrificando nossa visão de futuro pelo bem dos outros,mas quando somos nós os cegos,ninguém se propõem ao mesmo...
HÁ VANTAGEM NO ALTRUÍSMO?

quinta-feira, 2 de junho de 2011

''O menino sozinho que amava uma estrela''


O menino  sozinho
uma noite olhou pro céu,
lá viu uma estrela .
Não qualquer estrela,
para o solitário garoto,
era a mais brilhante,
a mais linda
e também mais distante.

Não demorou a se apaixonar.
Amava seu ponto de luz,
noite após noite montava vigília,
passava horas admirando.
Narrava fatos e histórias,
se declarava com ares de Dom Juan,
mas era tão inocente quanto a filha dos Capuleto¹.
Trazia a tira colo sempre um agrado,um presente.
Que sempre apresentava,
mas não sabia como entregar.

Pedia sempre licença,
e gritava com a Lua ,quando a mesma estava cheia
Dizia:
-Me desculpe senhora,mas quem pensa que é?
-Tentando com este seu brilho refletido,ofuscar minha estrela!
Mas nada conseguia

O tempo ia passando,
conforme as noites chegavam ao fim,
e o Sol aparecia o menino  Punha-se a chorar,
Chorava tanto,
(Que acho ) que o céu resolveu não chover por um tempo,
afinal,a terra de lágrimas já estava encharcada.
Mas com o véu da noite,
Que podia ser fria ,
podia ser quente,
vinha a alegria do Solitário espectador.
E se por acaso
O céu ficava nublado,o menino
praguejava e gritava com as malditas nuvens que o atrapalhavam.

E a estrela,o que achava de tudo isto?
Há quem diga (O próprio menino)
Que ela brilhava forte e com alegria
em agradecimento e compaixão
(Afinal ,quem somos pra julga-lo?)

Certa vez,não agüentou,
pegou uma escada,a mais alta que achara
e resolveu ,que iria roubar de seu celeste amor um beijo.
Subiu ,subiu e pulou!
Mas ao contrario do que pensava,
sua esperança não lhe deu asas,
E o pobre apaixonado,
Tal Ícaro² frustrado
caiu de cara no chão.
Tentou ,varias e varias vezes,
pois certa vez escutou:
-A esperança é sempre a última que morre!
Mas de nada adiantou,
Acabava sempre com a cara marcada
e o coração em pedaços.

Não agüentou.
Pensou ,pensou,e pensou mais um pouco,
e lhe veio a idéia!
-Vou oferecer-lhe meu coração!
-Que maior prova de amor pode existir?
Na noite seguinte,declarou-se da forma mais linda que sabia,
usou palavras suas , evitou citações,
preferiu sinceridade e simplicidade.
Depois do bolso,puxou um punhal,
cravou-lhe no peito,arrancou o coração e disse :
-Aqui,o que ontem podia até não ser seu,
mas hoje é,
sempre vai ser...
Sem perceber,
caiu sem vida no chão.
Por incrível que pareça,
com os olhos brilhantes, fulgurando esperança
e um sorriso de tonto apaixonado na face.

Naquela noite,a estrela brilhou,
Mas quem viu,sabe, com um brilho funesto,sóbrio e triste.
Há quem diga que não notou diferença,
Mas quem sabe,percebeu...

“Paulo Roberto dos Santos”




 ¹Filha dos Capuleto: Refere-se a Julieta,que se apaixona perdidamente por Romeu,em Romeu e Julieta De Willian Sheakespeare.
² Ícaro:Na mitologia grega,construiu asas de cera para chegar ao céu,porem as mesmas derreteram com o calor do sol e ele caiu ao chão.


Sem sentido?
Talvez,mas quem conhece, sabe...
Enfim...