uma noite olhou pro céu,
lá viu uma estrela .
Não qualquer estrela,
para o solitário garoto,
era a mais brilhante,
a mais linda
e também mais distante.
Não demorou a se apaixonar.
Amava seu ponto de luz,
noite após noite montava vigília,
passava horas admirando.
Narrava fatos e histórias,
se declarava com ares de Dom Juan,
mas era tão inocente quanto a filha dos Capuleto¹.
Trazia a tira colo sempre um agrado,um presente.
Que sempre apresentava,
mas não sabia como entregar.
Pedia sempre licença,
e gritava com a Lua ,quando a mesma estava cheia
Dizia:
-Me desculpe senhora,mas quem pensa que é?
-Tentando com este seu brilho refletido,ofuscar minha estrela!
Mas nada conseguia
O tempo ia passando,
conforme as noites chegavam ao fim,
e o Sol aparecia o menino Punha-se a chorar,
Chorava tanto,
(Que acho ) que o céu resolveu não chover por um tempo,
afinal,a terra de lágrimas já estava encharcada.
Mas com o véu da noite,
Que podia ser fria ,
podia ser quente,
vinha a alegria do Solitário espectador.
E se por acaso
O céu ficava nublado,o menino
praguejava e gritava com as malditas nuvens que o atrapalhavam.
E a estrela,o que achava de tudo isto?
Há quem diga (O próprio menino)
Que ela brilhava forte e com alegria
em agradecimento e compaixão
(Afinal ,quem somos pra julga-lo?)
Certa vez,não agüentou,
pegou uma escada,a mais alta que achara
e resolveu ,que iria roubar de seu celeste amor um beijo.
Subiu ,subiu e pulou!
Mas ao contrario do que pensava,
sua esperança não lhe deu asas,
E o pobre apaixonado,
Tal Ícaro² frustrado
caiu de cara no chão.
Tentou ,varias e varias vezes,
pois certa vez escutou:
-A esperança é sempre a última que morre!
Mas de nada adiantou,
Acabava sempre com a cara marcada
e o coração em pedaços.
Não agüentou.
Pensou ,pensou,e pensou mais um pouco,
e lhe veio a idéia!
-Vou oferecer-lhe meu coração!
-Que maior prova de amor pode existir?
Na noite seguinte,declarou-se da forma mais linda que sabia,
usou palavras suas , evitou citações,
preferiu sinceridade e simplicidade.
Depois do bolso,puxou um punhal,
cravou-lhe no peito,arrancou o coração e disse :
-Aqui,o que ontem podia até não ser seu,
mas hoje é,
sempre vai ser...
Sem perceber,
caiu sem vida no chão.
Por incrível que pareça,
com os olhos brilhantes, fulgurando esperança
e um sorriso de tonto apaixonado na face.
Naquela noite,a estrela brilhou,
Mas quem viu,sabe, com um brilho funesto,sóbrio e triste.
Há quem diga que não notou diferença,
Mas quem sabe,percebeu...
“Paulo Roberto dos Santos”
¹Filha dos Capuleto: Refere-se a Julieta,que se apaixona perdidamente por Romeu,em Romeu e Julieta De Willian Sheakespeare.
² Ícaro:Na mitologia grega,construiu asas de cera para chegar ao céu,porem as mesmas derreteram com o calor do sol e ele caiu ao chão.
Sem sentido?
Talvez,mas quem conhece, sabe...
Enfim...