Certa vez,existia um homem,que não era rico nem famoso,mas era feliz.Dizia que sua alegria era ver alegria nos outros.
Um dia ia andando,e deparou-se com um pequeno menino sem olhos,olhou para ele e perguntou:
-Oi tudo bem?
O menino procurando de onde vinha a voz respondeu:
-Tudo! Por que?
-Por nada -respondeu o homem -Passar bem!
No outro dia,tornou encontrar o menino,e decidido,puxou assunto novamente,perguntou-lhe,se era feliz,se já nascera assim ou já havia enxergado alguma vez?
O menino respondeu-lhe sinceramente:
-Feliz?Sou sim!
-Enxergar?Não faço a mínima idéia do que seja!
Intrigado com a resposta,o homem pensou no quão egoísta era (pelo menos para ele mesmo),por poder ver tudo,e o pobre garoto nada!
Resolveu dar-lhe os olhos,afinal,desta vida já viu muito e tem como se recordar.
O garoto agradeceu a gentileza ,e sem pensar caiu na estrada,agora com olhos via um futuro!
Anos se passaram,e o homem feliz,se tornou o velho feliz,mas sem olhos,e o menino sem olhos,tornou-se o rapaz que via.
O rapaz certa vez,ia andando,quando de repente ,
Sentiu-se puxado e escutou uma voz rouca:
-Olá,será que pode me ajudar?
Quando olha ,vê um velho sem olhos.Sem perceber que o pobre senhor era o mesmo que lhe presenteou com os olhos pergunta:
-O que quer?
-Apenas ajuda para atravessar a ponte -responde o velho.
O rapaz ríspido,negou-se a ajudar,saiu andando e disse:
-Se vira,estou atrasado,se é cego o problema não é meu!
O velho com um sorriso,também sem imaginar que aquele era o mesmo menino a quem ele deu os olhos ,acenou-lhe ,e disse:
-Não irei atrapalhá-lo,peço a outro,passar bem!
Até hoje não sabem que se encontraram,e que no passado os papéis se invertiam.
Altruísmo ? É dar sem querer reconhecimento,é a satisfação pelo ato e nada mais.
Vivemos sacrificando nossa visão de futuro pelo bem dos outros,mas quando somos nós os cegos,ninguém se propõem ao mesmo...
HÁ VANTAGEM NO ALTRUÍSMO?
Nenhum comentário:
Postar um comentário