Bom ,hoje quebrei um pouco uma regra minha,a de não assistir
uma adaptação ,antes de ler o livro,e o filme no caso foi : Jogos Vorazes
Confesso que achei muito bom ,muito bom mesmo! Não sei se é
100 % fiel ao livro ,mas se for ,adorarei ler.
Mas lhes digo,gostaria de discorrer um pouco sobre algumas
análises feitas por mim sobre a trama,na verdade não sobre a história em si,mas
algumas similaridades entre a ficção e a realidade que achei realmente interessantes.
Antes de começar ,creio que é óbvio que minha análise foi
feita em cima do mote da comunicação,afinal é esta minha área de
formação,talvez se fosse formado em alguma outra área do conhecimento minha
visão e opiniões seriam diferentes.
A história se passa em um mundo fictício,que pelo que
percebi é a Terra,mas talvez em um futuro pós guerra,e o mundo ,ou pelo menos o
local onde tudo se passa ,é dividido em 12 distritos,cada um com uma função,e
estes distritos são fechados e controlados por uma elite que reside em uma
cidade ou estado,enfim algo central,e anualmente com o intuito mascarado de
celebrar a Paz,promovem um evento chamado ‘’Jogos Vorazes’’ ,onde dois
participantes,um homem e uma mulher de cada distrito são escolhidos ,no total
24 ,para lutarem até a morte em um ambiente controlado e monitorado ,ao final
deve restar apenas um participante vivo.
Antes de partirem para o evento em si,os escolhidos
participam de uma série de eventos de apresentação,para que sejam conhecidos
pelo público e possam conquistar ‘’patrocinadores’’ ,estes que podem ajudar
durante os jogos ,com intromissões ,enviando provisões aos participantes.
(Não se esqueçam que não li o livro,então as opiniões
acima,foram tiradas apenas do filme)
Bom o que queria destacar em tudo isso, não é o envolvimento
das personagens, a história individual de cada, ou como foi organizada a trama
para envolver os telespectadores, o que quero destacar é: É uma história de ficção,mas quão longe da
realidade está?
Não é segredo que os instintos animais dos seres humanos
foram suprimidos através dos tempos com a criação do entretenimento, e a
necessidade de lutar e conquistar, foi passada a representantes, dos quais a
população toma partido, seja em espetáculos esportivos, na política entre
outros.
Um exemplo bom disso ,eram os eventos promovidos pelos
Imperadores Romanos em grandes arenas,onde pessoas (Gladiadores,como eram
chamados) eram colocados para se digladiar em público com outros ,e com animais
ferozes ,até a morte para o prazer e diversão da população.
Hoje em dia isto também acontece, mas de forma mais leve, mas
com o mesmo intuito.
O advento das mídias e tecnologia tornou isto popular e
adaptou nas mais diversificadas formas.
O ser humano sacia estes desejos primitivos hoje em dia
através de novelas, onde espelham suas vidas, em eventos esportivos, torcendo
pelas equipes e vestindo seus brasões, nas decisões democráticas para escolha
de governantes, apoiando partidos políticos, em reality shows, acreditando
piamente que aquilo é o dia-a-dia revelado e vigiado e não podemos nos esquecer
da mídia sensacionalista, que faz questão de explorar as mazelas humanas, transformando
tudo em um espetáculo de politicagem, e fazendo os telespectadores acreditarem
que vendo aquilo estão sendo solidários de alguma forma, mesmo não fazendo
absolutamente nada além de observar.
Agora fazendo o link disso com o filme, o quão diferente
somos das pessoas que organizam os ‘’Jogos Vorazes’’ na história ,ou das pessoas
que assistem e torcem pelos competidores sem se importar com as conseqüências,
apenas com o ‘’espetáculo em si’’ ?
Eu acho que não somos diferentes em nada, e a tendência é
que a similaridade seja cada vez maior, e talvez não demore muito para que a
humanidade coloque pessoas se matando para a diversão do povo,e isso é
deprimente!
Enfim...