quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

''Divagações sobre Bem-Estar , Moral e mais algumas coisinhas...''




Moral e amoral são definições estritamente humanas, ou seja, o que é certo para mim, pode não ser para você e vice-versa  e quando estes paradigmas/tabus (o que é certo e o que é errado)são quebrados tem-se uma percepção de que as coisas funcionam de uma forma diferente,abrem-se uma gama de possibilidades e facilidades,porém,pensemos , se tais definições foram instauradas e aceitas até hoje,entende-se que são para o bom funcionamento da sociedade ,não?
Sim, mas o que venho percebendo na humanidade é que o padrão: ‘’Delito e Punição’’ esta caindo em desuso, e que de certa forma não se pensa mais no bem estar social e sim no bem estar pessoal, e dentro disso, acaba-se prejudicando o próximo (por próximo, quero indicar proximidade, e não continuidade) de forma que conseqüências não são mais pesadas com tanta urgência, é aquela coisa de cultura Hedonista onde se busca apenas o prazer (próprio ) e nada mais.
Talvez, mas só talvez isto seja um avanço na evolução do pensamento humano, controverso, mas sim, pois assim o individuo é capaz de julgar o que realmente lhe faz bem sem ter que seguir uma corrente de pensamento, sem ter que depender de aprovações para agir.
Mas se realmente chegarmos a isso, seremos tão frios em relação aos outros, o sofrimento alheio causado por tais atitudes individualistas a custa do bem próprio...enfim...
Há quem vá me dizer: Mentira, o que esta em voga é o pensamento humanitário, ajudar os outros, até o planeta, para vivermos bem juntos, e bla bla bla
Em minha opinião isso é a mais completa mentira, pois por detrás de tudo isso estão pessoas que o fazem para terem uma imagem ‘’boa’’ diante dos outros, para ter aceitação, e por conseqüência ‘’prazer’’,sim com isso ajudam mas pelos motivos errados é o famoso ‘’pra inglês ver’’ !
Resumindo, já que o assunto se estendeu um pouco e eu tenha saído do foco, o seguinte é que:
·        *  Podemos sim estar amadurecendo nosso pensamento, para agir de forma independente do julgamento alheio, mas não estamos preparados para isso, pois ainda causamos com estas ações desconforto ao próximo apenas pela busca do prazer.
·         * Em time que está ganhando não se mexe, já dizia a expressão, ou seja,se as definições de Moral foram aceitas e seguidas pela sociedade até hoje,algo de bom há nisso,ou de menos pior.
·         * O pensamento amadurece mais rápido que a sociedade, e isto causa conflito.



‘’Quem sabe um dia, nós (humanos) consigamos ’ir e vir’ sem colidir’’
Enfim...

Nenhum comentário: